segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Tema: Animais de estimação

Objetivos:
Reconhecer os tipos de animais que podemos ter em casa, identificando seus hábitos e necessidades. Utilizar o Hagáquê para criar ambientes e imagens de alguns animais de estimação.

Justificativa:
Proporcionar a criança momentos de interação e ludicidade para que compreendam a importância de ter e de cuidar um animal de estimação. Dessa forma é necessário a utilização de ferramentas que tornem esse aprendizado prazeroso, por isso, utilizaremos o Hagáquê como aliado nesse projeto.

Metodologia:
  1. Roda da novidade: trazer um animal de estimação para interagir com as crianças
  2. Conversação dirigida para identificar os conhecimentos prévios da criança a respeito do tema.
  3. Hora do conto com fantoches de animais: cachorro, gato, peixe e ave.
  4. Criar ambientes de alguns animais de estimação através do programa Hagáquê
  5. Montar um painel utilizando a criação das crianças.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013


Que nos dias de hoje a informação 
está muito presente e avançada sendo
 possível termos desde o som, imagem, 
podendo ir para outros espaços enriquecedores,
formando ali uma navegação completa para o pesquisado.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Como aprendiz , mesmo sendo um profissional de educação, me comporto e entendo que tudo o que é novo assusta um pouco e nos deixa inseguros pois temos medo de errar e perguntar pois achamos que estamos sendo inconveniente e até com a preocupação :o que as pessoas irão pensar que não sei tal coisa?
Sim, no momento que aprendo já passo a ver com outros olhos revendo o que já sei e sentindo prazer em aprender o que necessito para o dia a dia.
Fico meio assustada e insegura mas após ser detalhadamente colocado o assunto vem a tranquilidade e o aprendizado. 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

reflexão

O que é ser professor hoje?
É desafiador  e ao mesmo tempo sofrido e frustante, pois o sonho e o entusiasmo de ser professor se perde com as dificuldades dos alunos de cumprir regras,desrespeito e falta de limites que os mesmos trazem para  a Escola.Materialmente está muito bem estruturado o ensino ,a escola pois anos atrás não existia tudo o que temos hoje mas haviam os valores ,respeito dentro da família e isto refletia na Escola.

Quem  sou eu (professor)nesse contexto?
Nesse contexto de hoje procuro  ser observador,orientador,conselheiro e mediador entre o meio e o processo de  aprendizagem.
Procuro organizar os espaços para que com estímulo o educando efetive seu crescimento  afetivo, emocional e cognitivo.

Quem sou eu como professor e aprendiz?
Sou inquieta e ansiosa procurando fazer o melhor para o aluno .Me desafio em aprender a utilizar a tecnologia que dispomos pois sinto dificuldade haja visto que são muitas.Procuro utilizar-me das experiências já vividas no decorrer dos anos, compartilhando e refletindo junto ao coletivo da escola  buscando a melhoria e crescimento na educação infantil.